sexta-feira, 30 de maio de 2014

Óleo de Lorenzo

Resenha do Filme Óleo de Lorenzo

O filme retrata uma história real, de um casal de historiadores que descobrem em seu filho Lorenzo de oito anos de idade, uma doença rara e degenerativa diagnosticada como adrenoleucodistrofia (ADL), que provoca uma incurável degeneração do cérebro, Assim, depois de muitos estudos, pesquisas e testes os pais de Lorenzo descobriram um óleo, que não curava efetivamente a doença, mas que estagnava a mesma. Com o uso desse óleo, Lorenzo não voltou ao seu estado normal, apenas paralisou a doença e através de diversos tratamentos conseguiu melhoras significativas.


terça-feira, 27 de maio de 2014

Acreditação

O que significa Acreditação?

É um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços  de saúde, voluntário, periódico e reservado. Foram criados algumas ferramentas de qualidade, utilizadas em relação a Gestão de qualidade total, são instrumentos valiosos e foram criadas para um melhor desempenho ou acompanhamento dos processos. São Eles:


  • Brainstorming: Técnica utilizada na gestão de Idéias. Consiste na definição e apresentação do problema que está dificultando o desenvolvimento do trabalho, o grupo participante é solicitado a pensar sobre o problema e cada elemento propõe soluções.
  • Método 5S: Ou Cinco Sensos, Senso de Utilização, arrumação, limpeza, asseio e disciplina
  • Ciclo PDCA: Ferramenta utilizada no planejamento e melhoria de processos e compreende quatro fases, Planejar, Executar, Verificar Resultados e Agir.


Organizações Sociais, Cooperativas e Terceirização

O que é Organização Social ( OS ) ?

São entidades privadas, sem fins lucrativos, qualificadas pelo poder público, sob certas condições previstas expressamente em lei, com vistas a formação de uma parceria com o Estado para fomento e execução de atividades de interesse público, mediante contrato de gestão.



O que é Cooperativa?

É uma associação autônoma de pessoas que se uniram voluntariamente para fazer frente as necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais comuns por meio de uma empresa.



O que significa Terceirização?

É uma modalidade cuja vinculação do trabalhador se dá de maneira bastante flexível e efetuada por meio de contrato global. Os custos geralmente ficam mais reduzidos para o gestor que vem a contratar os serviços de cooperativas, pois não tem que arcar com os encargos trabalhistas.




Missão, Visão e Valores

O que é Missão?
É a razão do porque a empresa existir
É a finalidade da existência de uma organização. É aquilo que dá direção e significado a essa existência. A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, amos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão de ser.

O que é Visão?
É o objetivo, o que a empresa almeja alcançar, o que ela quer dentro de um determinado tempo. A visão é algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória. Em suma, a visão pode ser percebida como a direção desejada, o caminho que se pretende percorrer, uma proposta do que a empresa deseja ser a médio e longo prazo e, ainda, de como ela espera ser vista por todos.



O que é Valores?
São os ideais, valores religiosos e Valores Morais.
Representam os Princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.


terça-feira, 20 de maio de 2014

20 de Maio - Dia do Técnico de Enfermagem

20 de Maio - Dia do Técnico de Enfermagem

O Branco de sua roupa transmite a paz;
O calor de seu coração aquece a alma;
A sua dedicação levanta o ânimo;
O seu sorriso alegra o Coração;
O seu carinho faz muita diferença;
O seu toque transmite a energia;


Por isso você é uma dádiva de Deus
na vida daqueles que precisam
de sua dedicação

Então, nesse seu dia, lhe desejamos 
muita paz, alegria e prosperidade e 
sucesso nessa profissão tão amada.

Parabéns pelo seu dia!


segunda-feira, 19 de maio de 2014

Sicko - SOS Saúde

Sicko - SOS Saúde


É um documentário que foi dirigido e produzido pelo cineasta Michael Moore. O seu principal objetivo é mostrar como funciona o sistema de saúde norte-americano. Nos EUA não existe sistema de saúde universal e gratuito. A população só tem acesso à saúde se conveniada a um plano de saúde. A população é obrigada a pagar valores altíssimos para manter um plano de saúde. Sendo assim, o documentário mostra que o sistema de saúde americano faz da saúde da população um comércio lucrativo para os Planos de Saúde e para o próprio governo. Moore apresenta o modelo de saúde norte-americano e compara com o de outros países. Ele mostra como funciona o sistema de saúde no Canadá, Reino Unido, França e Cuba. Com isso podemos ver pontos negativos e positivos a respeito dos sistemas de saúde. O Canadá possui um sistema público de saúde pago, que é patrocinado pelo governo. O Reino Unido também possui um sistema público de saúde. Na França há médicos e hospitais tanto públicos quanto privados e a maioria dos custos é pago pelo governo. Já em Cuba, grande parte do produto interno bruto vai para a saúde e há um sistema de saúde público. Para pacientes estrangeiros há um sistema de pagamento por um preço muito baixo. Partindo das características de cada sistema de saúde apresentado no documentário, percebemos o quão atrasado é os EUA com relação à saúde pública em dos outros países. Dessa maneira notamos que os países europeus e Cuba possuem um sistema de saúde que atende universalmente quem dele precisar e não quem pode pagar.Fazendo um contra ponto com sistema de saúde do Brasil, o SUS, é possível compará-lo com relação ao apresentado no documentário. Comparado ao modelo dos EUA o SUS é muito mais avançado, pois se trata de um sistema de saúde público, que possui como princípios a universalidade, Equidade e Integralidade. Mas, em relação aos outros modelos apresentados o SUS se mostra falho, pois apesar de ter esses princípios assegurados constitucionalmente, não há investimento na saúde.



Fluxograma

Fluxograma

Todo e qualquer processo, tanto administrativo, quanto operacional, tem um fluxo das operações (entrada, processamento e saída). Esse fluxo envolve: Operações, áreas da organização envolvidas, recursos (humanos e materiais), custos relativos a esses recursos, volume de trabalho, os tempos de execução, documentação que tramita pelo mesmo e a tecnologia de informação utilizada. A elaboração é feita como se estivesse escrevendo, só que no lugar de somente palavras são utilizados símbolos e palavras que permitem a descrição do fluxo do processo de maneira clara e precisa.



O fluxograma sempre possui um início, um sentido de leitura, ou fluxo, e um fim. Alguns símbolos básicos são usados na construção de qualquer fluxograma porém eles podem variar. Veja abaixo algumas definições básicas:
1- Geralmente, usa-se um círculo alongado para indicar o início e o fim do fluxo;
2- A seta é usada para indicar o sentido do fluxo;
3- No retângulo são inseridas as ações;
4- O losango representa questões / alternativas;
5- O losango sempre terá duas saídas;
6- As linhas ou setas nunca devem cruzar umas sobre as outras;
7- O texto deve ser sempre claro e sucinto;


Organograma

Organograma 

 É uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma empresa, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais, cargos e a comunicação entre eles. Credita-se a criação do organograma ao norte americano Daniel C. MacCallun (EUA) por volta de 1856. 


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Teoria da Administração

Teoria Clássica



Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é um pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.


Henri Fayol



Teoria da Administração Científica


Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.

Frederick Taylor


Teoria das Relações Humanas

Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise. As novas ideias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspetiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.
Essas teorias criaram novas perspetivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Até então, o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica. Com os novos estudos, o foco mudou e, do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como "homo social". As três principais caraterísticas desses modelos são:
  • O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo corportamento é simples e mecânico.
  • O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
  • Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e autorrealização.
A partir de então começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados à afetividade humana e percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.

Elton Mayo

Diferença Entre Administrador e Gestor

Administração e Administrador 

Na administração, o administrador tem a função de tratar dos aspectos gerais da organização. 

É preciso ter ampla visão de recursos humanos, recursos financeiros, mercado, concorrência, produção, marketing, entre outros. 

Desta forma a administração poderia ser vista de uma forma macro, 
levando em conta a empresa como um todo, bem como os rumos que organização deverá seguir. 

Tendo perfil de planejamento, organização, controle e avaliação para atingir objetivos.




Gestão e Gestor 


A gestão é uma especialização tanto da administração como da gerência. 

O gestor não faz nada de diferente do administrador ou do gerente, porém, tem a responsabilidade da exercer o papel com mais “engenhosidade”. 
Porém tem que ter base, perfil diferenciado,principalmente de liderança, saber enfrentar problemas e dividir situações.